segunda-feira, 26 de março de 2012
segunda-feira, 14 de março de 2011
Cooperadores Paulinas para o Evangelho
Em novembro de 2010 as Cooperadoras Paulinas (RS), reuniram-se na casa das Irmãs Paulinas em Canoas a fim de realizarem seu retiro anual . O dia foi dedicado ao silêncio, a reflexão do Carisma Paulino, a Leitura Orante da Biblia e a um momento eucarístico(missa).
O grupo de Cooperadores assistiu, ainda, ao filme da Beatificação do Padre Tiago Alberione, fundador da Família Paulina.
O dia foi intenso de espiritualidade e convívio fraterno.
Segue imagens do encontro:
quinta-feira, 10 de março de 2011
Mulher como fator de união e referência familiar
Em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, os brindo com o texto publicado na revista Família Cristã deste mês. Espero que gostem!
A mulher guerreira, na curva do amadurecimento, no decorrer da trajetória espiritual, nos aprendizados consequentes entre ganhos e perdas, nos sorrisos que ocultam profundas pegadas das lágrimas no rosto, vai tecendo a visão sábia de sua significância na terra: viabilizar com a família uma experiência saudável da vivência no amor, na compreensão diferenciada das escolhas e do livre arbítrio de cada membro familiar. A união e o afeto são determinados pelo respeito e não mais pelo severo controle de sua absoluta vontade. A flexibilidade e a bondosa energia tornam-se uma estratégia no bem viver familiar. Há muito o poder e o autoritarismo feminino permitem desapegos internos e possibilitam passos autoconfiantes, livres, aprendidos nas lições da eterna aprendiz.
“A mulher sábia constrói o seu lar, mas a que não tem juízo o destrói com as próprias mãos.” (Prov.14,1)
O Dia Internacional da Mulher faz sentido. A mídia realça o desempenho, o avanço além fronteiras de uma cidadania feminina, efetiva, atuante, protagonizando, em variados segmentos sociais.
Enfatizaremos o olhar sobre a mulher no sagrado universo familiar, ali, onde muitas vezes encerra a terceira jornada diária. Ao declinar o dia ela retorna a sua casa para atender outras demandas. Circula do fogão para a pia, da máquina de lavar a cada coração daquele lar.
Está cansada? O amor descansa, amansa e fortalece.
Desanimada? Supera-se!
Onde ela esconde forças para bailar a ciranda dos afetos?
Como costura os elos do convívio familiar?
Como cultiva a terna seiva que a todos nutre?
Em qual fonte sacia-se da água viva da paciência, da fé, da intuição, da sabedoria? Quando reza e silencia.
A mulher sábia - A mulher sábia entrega-se à sabedoria, reconhecendo que “feliz é a pessoa que acha a sabedoria e que consegue compreender as coisas, pois isso é melhor do que a prata e tem mais valor que o ouro. A sabedoria é mais preciosa do que as joias; tudo que agente consegue não se pode comparar com ela. ”(Prov.3,13-15).
A palavra bíblica “a mulher sábia constrói o seu lar...” (Prov.14,1), ecoa em seu coração com sonoridade angelical. Imprimi-se em seu cotidiano na tonalidade intensa do arco-íris. A palavra divina transforma-se em aprendizado, numa missão essencial em sua vida familiar .
A construção relacional de elos afetivos pressupõem o entendimento sutil, a docilidade inteligente de quem integra afetos à própria vida. Permitir-se ser cuidadora, visionária e mestra transmitindo valores, preservando a inteireza do ser.
Couraças e armaduras quebram-se desnecessárias. Defesas e ataques emocionais são dispensados. A amorosidade, cultivada na insônia das preocupantes madrugadas à cabeceira de filhos febris, a espera de filhos que vão e não voltam, de filhos que transgridem, requerem da mulher renovados atributos: escuta, acolhimento, compaixão e despojamento.
Como a mulher se torna sábia? No desapego à pretensão de tudo saber, de tudo querer solucionar, dando-se conta de que nem tudo ela precisa solucionar. Entende que cada um tem seus processos pessoais de amadurecimento. A mulher buscará, assim, apreender a sabedoria infinita presente no coração inteligente do grande Pai-Mãe
Mulher integrando a união - A união é um ideal desafiador para as famílias, principalmente no contexto atual de acentuado individualismo, tornando-se uma epidemia contagiosa que desarticula o bem estar familiar, minimizando o bem comum, dando supremacia ao prazer egoísta , pessoal.
Falar de união numa sociedade que dá poderes às drogas, ao álcool, ao consumismo, ao monólogo, à bigamia. Falar de integração numa sociedade desajustada pela ausência de limites, pela manifestação da miséria moral e espiritual. Ousar o projeto proximidade numa sociedade distanciada por injustiças sociais.
Gente, neste cenário sócio- familiar machucado, molestado, prostituído, surge o olhar da esperança, presente na persistência da mulher. Ali onde restam pedras somente, ela calmamente se compromete com a reconstrução, e na semelhança com Maria Madalena, anuncia que há vida.
Nos conflitos familiares ela promove o diálogo da reconciliação.
Na diferença hostil entre irmãos ela viabiliza um canal para a aceitação, a proximidade e o perdão.
Com filhos drogados, ela fortalece vínculos dando-lhes um suporte de segurança, apoio e orientação.
E os filhos infratores, ela os encaminha e acompanha na reabilitação.
A filha precocemente grávida,oferece proteção.
Aos cônjuges, e aos filhos sem fé, tal qual Santa Mônica, oferece sua constante oração.
Aos cônjuges traidores ela oferece a reconciliação.
Ela não abandona a família. Cuida! Protege!
Aos que choram, consola.
E assim ela vai treinando no lar as sábias lições da misericórdia, da mansidão, da tolerância. Corajosamente, embora sofrendo, persiste e insiste, restabelece laços e entrelaços.
Mulher, onde reside teu segredo? Na humilde permissão em transplantar seu coração pelo coração de Deus.
Esta mulher chora?
Sim! Onde? No ombro de Deus.
Esta mulher se fortalece?
Sim! Onde? Na calada da noite. Enquanto a família adormece, ela se refugia no sacrário da alma e ali se abastece.
E assim, mulheres do mundo, fiquem com Deus!
Mãe de todos os Homens, ensine-nos a perseverar e a dizer amém!
domingo, 27 de fevereiro de 2011
Grupo de Gestantes
Em janeiro, Cleusa ministrou o encontro do Grupo de Gestantes do Regina Comunidade refletindo a temática "A importância do vínculo materno".
O encontro das futuras mamães ocorreu na casa de Apoio Regina Comunidade, em Novo Hamburgo/RS.
Confira imagens do evento:
terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
Simpósio Nacional da Família
A Terapeuta Familiar e de Casal, Cleusa Thewes, participará do Simpósio Nacional da Família falando sobra a temática "Família e afetividade: educar para o amor". O evento ocorrerá nos dias 28 e 29 de maio de 2011, na cidade de Aparecida, São Paulo/SP. O principal objetivo do encontro será refletir sobre a família na sociedade pós moderna.
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
Oficina "Mandala da Vida"
Em dezembro de 2010, um grupo de mulheres participou da Oficina Mandala da Vida, onde vivenciaram, através da arteterapia um olhar sobre seus sentimentos saudáveis e doloridos, visualisando-os através de uma mandala.
Este momento, coordenado por Cleusa Thewes (especialista em Psicologia Transpessoal) e por Gislaine Canosa (especialista em Arteterapia) possibilitou-lhes o espaço interior de repensar a própria vida, os sentimentos e desejos oportunizando o tempo para o cuidado do ser.
O encontro aconteceu no Atelier Terapêutico Ísis, em Porto Alegre/RS.
Este momento, coordenado por Cleusa Thewes (especialista em Psicologia Transpessoal) e por Gislaine Canosa (especialista em Arteterapia) possibilitou-lhes o espaço interior de repensar a própria vida, os sentimentos e desejos oportunizando o tempo para o cuidado do ser.
O encontro aconteceu no Atelier Terapêutico Ísis, em Porto Alegre/RS.
![]() |
| "Somente enxerga-se quem viaja para dentro de si." (Cleusa Thewes) |
![]() |
| "Os olhos do coracaçõ veem além da aparência, do avesso." (Cleusa Thewes) |
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
Natal Charalina
Em dezembro, o Grupo Charalina (Terceira Idade), comemorou o seu Natal com uma tarde de espiritualidade e confraternização. Coordenado por Cleusa Thewes, o Grupo tem como objetivo incentivar a convivência entre pessoas da terceira idade, os encontros acontecem mensalmente na Casa de Apoio Regina Comunidade, na Vila Palmeira em Novo Hamburgo/RS. Este projeto é uma obra social ligada ao Hospital Regina e atua na área de prevenção e manutenção da saúde.
O Grupo Charalina, foi fundado em Julho de 2010 com a meta de oferecer aos idosos um espaço de convívio,valorização, reflexão sobre a cidadania do idoso na família e na sociedade. A escolha do nome Charalina deu-se a partir de um livro infantil com o mesmo título. A obra conta a história de uma linda chaleira, produtiva, mas que um dia envelheceu, foi jogada fora e mais tarde virou um lindo vaso de flores. Assim acontece com as pessoas idosas, as quais, muitas vezes são descartadas na sociedade que valoriza demais o novo, o aparente.
*********************************************************************************
O livro: Charalina é uma velha chaleira, jogada no quintal, depois de muitos anos de serviço na cozinha. No entanto, a natureza a acolhe e faz nascer dentro dela uma linda flor. Edições Paulinas.









